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Marketing Pessoal com exemplo. Quando seu nome é sua marca, investir em ‘marketing’ pessoal é uma estratégia que não pode ser ignorada.

A princípio existe uma máxima que diz que “quem não é visto, não é lembrado”, e isso tem tudo a ver com o ‘marketing’ pessoal.

Destacar-se perante a multidão é uma tarefa desafiante, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Nesse sentido, se faz ainda mais necessário desenvolver estratégias que entreguem a você o protagonismo.

Mas qual é a medida certa? O que deve ser feito e o que precisa ser evitado para atingir os seus objetivos? Será que existe algum curso que ensina a valorizar os pontos certos?

Entretanto, essas e outras perguntas vão ser respondidas a partir de agora neste artigo que você acabou de começar. Boa leitura!

O que é ‘marketing’ pessoal?

‘Marketing’ pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias que buscam valorizar a sua marca individual, fazendo com que você ganhe destaque no seu setor de trabalho.

Isto é, ele faz com que o profissional seja mais notado pelas pessoas e atinja seus objetivos de forma permanente.

Não se trata somente de ganhar visibilidade a qualquer custo, mas sim em ajudar a construir uma imagem relevante e de autoridade.

Como surgiu o ‘marketing’ pessoal?

O ‘marketing’ pessoal é um conceito recente, que surgiu na metade do século XX, meio que em paralelo com a visão de ‘marketing’ de vendas e produtos.

Ele nasceu da necessidade de o profissional se enxergar também como uma espécie de mercadoria, que precisa se valorizar, reinventar e evoluir para não perder espaço perante a concorrência.

Um produto que fica parado no tempo e não se atualiza sai de circulação.

O mesmo acontece com pessoas que não deixam sua zona de conforto para buscar seus objetivos.

Para que serve o ‘marketing’ pessoal?

O ‘marketing’ pessoal, quando bem praticado, atua em prol do profissional, ajudando-o a construir a carreira que deseja.

Ao valorizar as suas habilidades e os seus diferenciais, ele possibilita a conquista do primeiro emprego, ganhar um aumento ou receber aquela promoção tão desejada.

Ou seja, é importante para todas as fases da carreira, independentemente de qual é a sua profissão.

Quais são as vantagens de fazer ‘marketing’ pessoal?

Ainda em dúvida se fazer ‘marketing’ pessoal é a melhor estratégia para você?

Listamos algumas vantagens que ele pode trazer para a sua trajetória profissional que prometem acabar com as suas incertezas. Confira!

Você pode fazer um trabalho excelente, porém, se ninguém visualizar o seu empenho e sua dedicação, dificilmente ganhará o reconhecimento que merece.

Com a ‘mercadologia’ individual, seu desempenho vai receber notoriedade.

Marketing Pessoal

Construir autoridade

Já pensou em ser uma referência na sua área?

Com o ‘marketing’ pessoal, você pode construir essa autoridade e mostrar ser um verdadeiro especialista, cativando clientes e melhorando os seus relacionamentos.

Reduzir o ciclo de vendas

No entanto, trabalhar com o ‘marketing’ pessoal, você também diminui as etapas do funil de vendas, economizando tempo e dinheiro.

Isso acontece porque, quando os clientes confiam no profissional, a tomada de decisão pela compra é muito mais rápida.

Alavancar a carreira

Nem sempre a dedicação e o trabalho duro são suficientes para um aumento ou uma promoção.

Às vezes, é preciso investir na sua marca individual para ser notado, e é justamente isso que o ‘marketing’ particular proporciona.

Aumentar a carteira de clientes

O ‘marketing’ pessoal é um ciclo virtuoso.

Ao construir uma autoridade e ganhar o seu espaço, você chama a atenção do mercado.

Consequentemente, mais e mais clientes vão querer fazer negócios com você.

Exemplos práticos de marketing pessoal

 

Os cases de sucesso empregados no ‘marketing’ pessoal estão aí para serem seguidos e servir de inspiração.

O mundo das celebridades, então, é um prato cheio.

As estratégias aplicadas são variadas e utilizadas para as mais diversas situações.

O ator global Fábio Assunção, por exemplo, usou da humanização para recuperar-se depois que escândalos envolvendo o seu nome com o consumo abusivo de drogas ganharam recorrência na mídia.

Ele reconheceu o erro, pediu desculpas por seu comportamento e buscou ajuda.

Não tentou varrer o problema para debaixo do tapete e, hoje, é visto como um caso de superação para pessoas que também sofrem com o vício.

Outra prática comum é usar da sua autoridade para defender bandeiras caras para a sociedade.

O piloto inglês Lewis Hamilton e a atriz Viola Davis são grandes representantes da luta antirracista e, consequentemente, fortalecem suas marcas por ligarem suas imagens a essa causa tão importante.

Assim, eles conquistam admirador mundo afora, que os enxergam como referência para essa pauta.

Quais estratégias para fazer um bom “marketing” pessoal?

Inspirações são relevantes, mas sozinhas não vão fazer a diferença.

Para desenvolver um bom “marketing” pessoal, você precisa aplicar estratégias eficientes, como destacamos a seguir.

Estabeleça sua presença digital

O mundo hoje em dia é digital.

Portanto, você precisa marcar seu território na Internet.

Redes sociais, sites e blogs são canais onde as pessoas podem ter acesso às suas informações, habilidades e diferenciais.

Crie uma identidade

É importante ter uma assinatura própria, que ajude a identificar quem você é.

A ideia, aqui, é potencializar seus pontos fortes.

Um estilo compatível com suas inspirações e fotos de boa qualidade também vão ajudar a passar a mensagem certa.

Invista e participe de eventos do seu setor

 

Afinal, cada negócio tem o seu público e participar de eventos direcionados ao seu mercado garante que uma audiência qualificada tenha acesso ao seu trabalho.

Voltamos para aquela máxima lá do início do artigo: para ser lembrado, é necessário ser visto.

Faça “networking” “com rede” e ‘sem rede’

Já falamos o quão importante é manter uma presença digital, pois ela garante a ampliação do seu ‘networking’ “com rede”.

Mas não podemos esquecer da rede de contatos ‘sem rede’.

Por isso que é tão fundamental a presença em eventos fora das telas para estabelecer essa categoria de interações.

Produza conteúdo relevante

Todavia, nem precisamos falar do tamanho da concorrência profissional atualmente, não é?

Nesse sentido, uma maneira de vencer os adversários, chamar atenção e se diferenciar é oferecer um conteúdo que, de fato, atenda às necessidades do seu público-alvo.

Os clientes estão cansados das mesmas soluções, então, você deve entregar algo a mais.

Adquira mídia

A sua autoridade começa a ser construída quando outras pessoas começam a falar de você.

Por isso, aproveite todas as oportunidades de divulgar o seu trabalho.

Entrevistas, anúncios em outros sites e citações em blogs são estratégias interessantes.

O que não fazer para o seu ‘marketing’ pessoal?

 

Assim como existem técnicas importantes de serem aplicadas, há erros que precisam ser evitados.

Veja quais são os principais abaixo.

Evite improvisos

Planejamento é tudo.

Por isso, atente sempre ao roteiro e estude bem cada situação para não ser pego de surpresa.

Improvisos demonstram despreparo e podem afastar você dos seus objetivos.

Fale apenas o necessário

Vá direto ao ponto.

Além de ser mais fácil de manter o raciocínio, falar demais pode passar a impressão de que você está tentando enrolar alguém ou fazendo a pessoa perder tempo.

Não minta

Bem como já dizia o ditado popular, a mentira tem perna curta.

Portanto, nunca lhe recorra para buscar qualquer categoria de promoção e foque nas suas habilidades e nos seus pontos fortes.

Não se limite apenas às suas tarefas

Proatividade é uma das chaves para um bom “marketing” individual.

Demonstre liderança, tome a frente de situações e apresente novas soluções, mesmo que não seja, exatamente, a sua função.

Dicas de livros sobre o “marketing” pessoal

Além dessas dicas, você pode recorrer à literatura para aprender mais a respeito do marketing pessoal.

A seguir, confira três sugestões de livros para se inteirar mais acerca do assunto:

Existe curso de “marketing” pessoal? Como funciona?

 

Contudo, se você quiser ir ainda mais adiante e se especializar no assunto, pode recorrer à formação em “marketing”.

A UNIFEOB oferece um curso EAD para tecnólogos na área. Acompanhe!

Disciplinas 

Módulo 1:

  • Meio Ambiente, Negócios e Responsabilidade Empresarial
  • As Relações de Trabalho na Sociedade Contemporânea
  • Desenvolvimento Intelectual.

Módulo 2:

  • Comportamento Humano nas Organizações
  • Comunicação e Expressão
  • Autoconhecimento.

Módulo 3:

  • Fundamentos da Contabilidade
  • Fundamentos de Finanças
  • Diálogo com a Academia.

Módulo 4:

  • Fundamentos de Economia
  • Fundamentos de Administração
  • Diversidade Cultural.

Módulo 5:

  • Gerenciamento Orçamentária
  • Gerenciamento Estratégica de Tributos
  • Sustentabilidade.

Módulo 6:

  • Gerenciamento Empreendedor
  • Administração Estratégica
  • Conhecimento Reflexivo.

Módulo 7:

  • Gerenciamento da Marca e Posicionamento
  • Comportamento do Consumidor
  • Arte e Cultura.

Módulo 8:

  • Gerenciamento de Cenários e Planejamento Mercadológico
  • Gerenciamento do Composto de Marketing
  • Identidade e Razão.

Duração e carga horária

curso de Marketing EAD da UNIFEOB tem dois anos de duração e uma carga horária de 1.600 horas.

 

Onde fazer curso de ‘marketing’?

 

Ao fazer seu curso de ‘marketing’ na UNIFEOB, você estará preparado para o mercado de trabalho com o que há de mais moderno no mundo publicitário.

A formação capacitará você para desenvolver estratégias e aplicar ferramentas que vão ajudar no posicionamento das marcas e no alcance dos objetivos organizacionais.

Além disso, você terá o suporte metodológico necessário para lidar com o dinamismo que a área está submetida.

Conclusão

Não importa qual carreira você busca ou a especialização que deseja: a UNIFEOB é a melhor opção.

Afinal, estamos falando de uma entidade com mais de 50 anos de experiência em educação, formando gerações de profissionais capacitados – 60% dos nossos alunos estão no mercado de trabalho.

Venha você também fazer parte desse time de sucesso!

 

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